CONHEÇA: "REZADEIRA - O CASO DA FAMÍLIA CABRAL"

COMENTÁRIOS SOBRE O 1º SEMESTRE DE JORNALISMO.

Imagem: Reprodução / Portal Comunique-se.

É o seguinte, quem me conhece sabe a paixão que sempre tive por Jornalismo desde o ensino fundamental. Passaram-se anos, conclui o segundo grau e ingressei na faculdade de cara, através do Sisu. Nota de corte: 650, por aí, não lembro ao certo. Hoje estou de férias do 1º semestre e pronto para o 2º! Enquanto ele não chega, bora conversar sobre o que achei das cadeiras já cursadas? Se você pensa em ingressar no curso de jornalismo, vai gostar do que tenho a falar.

VEJA TAMBÉM: JORNALISMO É O CURSO CERTO PARA VOCÊ?

Primeiro, eu sou discente da Universidade Federal do Cariri - Campus Juazeiro do Norte, então falarei sobre o que vi por lá. A grade curricular varia de universidade para universidade, mas, no geral, são parecidas. Clique aqui e confira minha grade completa. Dentro do 1º semestre, paguei: Introdução ao Jornalismo, Filosofia, Sociologia, Oficina de Texto e Metodologia do Trabalho Científico.

Karl Marx. Imagem: reprodução / Portal Libertarianismo
Sociologia: tivemos um problema com essa cadeira, o professor se afastou logo no início e até chegar outro perdemos bastante tempo. A professora substituta teve que passar conteúdo às pressas e por isso não vimos tudo com a profundidade com a qual deveríamos. Estudamos Karl Marx, Émile Durkheim e Marx Weber; seus objetos de estudo, conceitos... Lemos textos, assistimos vídeos e documentários, fizemos análise de artigo e produzimos resenha crítica. Fizemos prova. Eu gostei da disciplina, a única coisa que deixou a desejar mesmo foi o tempo corrido... 

A Caverna de Platão. Imagem: Reprodução / Unifebe
Filosofia: filosofia é bacana, por mais complexo que às vezes possa parecer o conteúdo. Aqui nós assistimos mais vídeos do que em Sociologia. Recomendo o documentário "Janela da Alma". Lemos bastante, estudamos Kant, Foucault, Platão... produzimos textos com base no que estudamos. Acabaram acontecendo, naturalmente, debates em sala. Um trabalho que achei interessante, foi um no qual escolhemos um lugar estranho, aos nossos olhos, para visitar e escrever um texto sobre ele, utilizando das operações Alológica, Heterológica e Antilógica (conceitos de Brandão sobre a diversidade cultural). Foi massa! 

O Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro. Foto: reprodução / Anjovida
Introdução ao Jornalismo: basicamente estudamos história do jornalismo brasileiro, desde os primeiros jornais e jornalistas e sua influência, até o surgimento da internet. Também vimos alguns termos usados no jornalismo, etc. Os principais livros lidos foram "O Nascimento da Imprensa Brasileira" (Isabel Lustosa), e "A Modernização da Imprensa Brasileira" (Alzira Alves de Abreu). Considerando que não sou muito fã de história, mesmo sabendo sua importância, pode-se concluir que não foi minha cadeira favorita, porém foi interessante.

Foto: reprodução / blog premiocnh
Oficina de Texto: essa foi a minha cadeira favorita! Quem gosta de jornalismo gosta de escrever e foi aqui onde mais organizamos nossas ideias em palavras. Estudamos crônica reporteira, crítica, resenha, artigo... fizemos análise de várias textos dos gêneros estudados em sala; resenhas literárias, críticas gastronômicas, etc. Apresentamos seminário. Demos início a um projeto onde publicaremos nossas crônicas em uma revista (para ler a minha crônica, clique aqui).

VEJA TAMBÉM: COMENTÁRIOS SOBRE O 2º SEMESTRE DE JORNALISMO

Metodologia do Trabalho Científico: "Abordagem dos principais pressupostos teóricos e metodológicos para a utilização dos procedimentos e técnicas da investigação documental com vistas a elaboração de trabalhos técnico-científicos, oferecendo subsídios básicos que orientem o aluno na elaboração de textos técnicos e científicos. Etapas da pesquisa documental. Estrutura de trabalhos técnico-científicos" usando as palavras do site da universidade. É uma cadeira importante e presente em vários cursos. Em MTC nós apresentamos seminário, fizemos prova, realizamos uma pesquisa científica e escrevemos artigo. Lemos as partes mais importantes do livro da Lakatos.

Beleza, é isso que eu tenho pra falar, da forma mais resumida, sobre o que estudei no meu 1º semestre de Jornalismo. Penso em escrever outro no fim do segundo 2º semestre (se você acha que devo, deixa um comentário aí). Se você gosta de ler e escrever, pensa em cursar Jornalismo, aconselho que não hesite na escolha, porque é uma ótima opção. É um curso de comunicação social, então a maioria dos alunos são bem comunicativos, ou acabam se tornando. Se alguém que cursa Jornalismo, independente do semestre, leu esse post, aguardo interação nos comentários; da mesma forma aqueles que pensam em cursar. 

Até a próxima, galera!

Carlos Rodrigo

Escritor. Blogger. Graduando em Jornalismo. Autor do conto "Rezadeira - O Caso da Família Cabral".

17 comentários:

  1. Sim jornalismo é tudo isso e algo mais, só discordo da parte do "todo jornalista gosta de escrever" sou a prova d que não se deve generalizar afinal prefiro a comunicação visual, no mais, faço minhas as suas palavras. Avante para o segundo semestre. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer que quem gosta de escrever, geralmente gosta do curso. Mas, você tem razão, Bia, também não é todo mundo que gosto do curso que gosta de escrever. Avante ao segundo! :D

      Excluir
  2. Olá gostei bastante de saber um pouquinho mais do curso por você, como você tenho uma paixão por jornalismo e é a carreira que pretendo seguir, mais ainda tenho um pouco de dúvida sobre o curso em si, então obrigada por compartilhar um pouquinho do que aprendeu!
    Um abraço, até o segundo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por ter ajudado você, ainda que pouco, Carol. Continue procurando tirar todas as suas dúvidas. Sou suspeito pra falar, mas é como eu disse, trata-se de um ótimo curso.
      Grande abraço, até o segundo!!

      Excluir
  3. Olá gostei bastante de saber um pouquinho mais do curso por você, como você tenho uma paixão por jornalismo e é a carreira que pretendo seguir, mais ainda tenho um pouco de dúvida sobre o curso em si, então obrigada por compartilhar um pouquinho do que aprendeu!
    Um abraço, até o segundo !!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber mais, é o que eu pretendo seguir. Gosto bastante de escrever e quero me tornar mais comunicativa. Aguardarei post sobre o segundo. Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é o que quer, não vai se arrepender, com certeza, mesmo diante das dificuldades no curso e na profissão. Até mais, Isa!

      Excluir
  5. Gostei Muito da sua postagem, tenho 15 anos e meu desejo É Cursar Jornalismo...Depois que eu li essa postagem, me apaixonei muito mais por essa profissão, fico grato por encontrar pessoas que valorizam aquilo que gostam, valeu cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fico feliz que tenha gostado.
      É aquela velha história, temos que valorizar o que é nosso, porque se não, quem vai?
      Qualquer coisa só procurar, vlw?!
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Verdade Carlos! E sempre ir acreditando que vai dar certo!
      Pode deixar que quando eu tiver alguma dúvida lhe procuro, Obrigado você que me respondeu ! Kkkkkk

      Excluir
  6. Certo, anônimo kk boa sorte com o Enem ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos, estou pensando em fazer faculdade de jornalismo, e precisava saber um pouco mais, e você me ajudou bastante. Estou esperando você escrever sobre o segundo semestre. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hélida, vou escrever e postar ainda neste mês. Fico feliz em ter ajudado. Obrigado pelo comentário (;

      Excluir
  8. Oi.. ^_^
    Penso muito em fazer jornalismo, aaaamo escrever e quero muuito fazer mudanças - ou ajudar, pelo menos- no mundo, sabe, mostra as verdade por baixo dos bastidores, mesmo sendo difícil.
    Mas não tenho certeza ainda. Porque sou muito indecisa, e tenho medo de não conseguir fazer minha escolha pro próximo ano. Tenho em mente tradução também, porque falo inglês fluente, mas como disse, sou muuuito indecisa.
    Mas seu artigo me ajudou muito, tirando várias dúvidas.
    Obrigada!
    XoXo Beca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado, Rebeca. Seu desejo em relação ao Jornalismo é nobre, é realmente isso que um Jornalista precisa ter. Espero que consiga clarear mais suas ideias e chegar a uma decisão sobre o que quer. Volte sempre (;

      Excluir
  9. Sou muito indecisa, mas depois desse post tenho certeza que estou indo na direção certa.É difícil, mas não impossível!

    ResponderExcluir