CONHEÇA: "REZADEIRA - O CASO DA FAMÍLIA CABRAL"

VALE A PENA PUBLICAR NO CLUBE DE AUTORES?


O Clube de Autores émaior plataforma de autopublicação e impressão sob demanda da América Latina. Lancei recentemente o meu conto de horror, Rezadeira - O Caso da Família Cabral, em formato impresso (clique aqui e conheça o livro), através do Clube de Autores. Não demorou para que surgissem perguntas de escritores iniciantes quanto a essa alternativa de publicação. Prometi que explicaria tudo e por isso decidi fazer este post.

Como funciona o sistema de publicação do Clube de Autores?
Qualquer pessoa pode publicar no Clube de Autores, basta ter escrito um livro. A publicação é gratuita, mas o Clube não faz revisão, diagramação e capa da sua obra (embora ofereça serviços com preços variados para isso). Ele imprimi e vende o seu livro, somente. Depois de se cadastrar como escritor no site e colocar sua obra lá, o Clube irá imprimir uma cópia sempre que alguém realizar uma compra, ou seja, venda sob demanda. Portanto, o preço final do livro ficará alto. Diminuirá o preço conforme a quantidade exemplares na compra. Existem várias formas de pagamento para o consumidor.

Livros impressos estarão a venda no site do Clube de Autores e, se o autor quiser, também na AgBook. Caso o autor opte por publicar o livro em ebook também, o Clube possui várias livrarias parceiras (como a Apple, IBA, Wook, Amazon, Apple, Kobo e Livraria Cultura) onde o ebook será vendido, com a autorização do escritor.

O Clube de Autores é de confiança?
Sim, pode confiar tranquilo. Aliás, você não assinará um contrato de concessão de direitos autorais por determinado período de tempo, como é feito em editoras. Na hora que o escritor quiser interromper a comercialização do seu livro no Clube, retira ele de lá e pronto. Simples.

Os livros possuem qualidade?
O material é bom! Principalmente o miolo. No caso do meu livro, o papel é o Offset 75g, acabamento em brochura com orelhas. O material da capa não é o melhor do mercado, mas também é satisfatório. Fotos do meu livro:



 

O autor pode escolher o formato do seu livro?
O autor escolhe o formato do livro entre os formatos que estão disponíveis no Clube de Autores, para padronizar as obras. Os formatos são: 

Como é estipulado o valor de venda do livro?
O valor do livro é calculado levando em consideração duas coisas: o número de páginas, o valor do acabamento, da impressão oferecida pelo Clube de Autores e o valor dos direitos autorais (o escritor escolhe quanto deseja ganhar, porém quanto maior o valor dos direitos autorais, mais caro o livro ficará para os consumidores. Como a minha maior preocupação é ser lido e não ganhar dinheiro, coloquei cinquenta centavos nos direitos autorais de Rezadeira - O Caso da Família Cabral). Exemplo de livro com 200 páginas, acabamento em brochura com orelha, miolo preto e branco, papel Offset 75g e direitos autorais em R$ 0,00:

E você? Acha que vale a pena publicar com o Clube de Autores? Por quê? Deixe seu comentário e dúvidas...

Carlos Rodrigo

Escritor. Blogger. Graduando em Jornalismo. Autor do conto "Rezadeira - O Caso da Família Cabral".

10 comentários:

  1. Gostei bastante do post, achei bem esclarecedor. Tenho vontade de publicar lá, mas sei que é preciso ter conhecimento em diversas áreas, pois é necessário uma capa bem feita, diagramação, revisão etc.
    Tenho uma pergunta: como você faz para divulgar sua obra? As pessoas compram mesmo? Você pagou pelos serviços deles ou fez por conta própria todo o serviço de edição? Foi difícil fazer a capa? Pois, pelas fotos, posso dizer que o trabalho que você fez no seu livro ficou impecável, bonito de verdade, parabéns!
    Agradeço o texto, foi bem útil para tirar diversas dúvidas. Sucesso na tua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Fico feliz que tenha gostado do post.

      A divulgação é um trabalho sempre complicado, o apoio de amigos tem me ajudado bastante, contribuído para que as vendas aconteçam.

      Eu não paguei por nenhum serviço. Fiz a capa (não foi difícil rs), a diagramação e com a revisão um amigo deu uma força. Inclusive, eu cadastrei meus serviços de diagramação e capa no Clube de Autores, onde me preocupei em colocar um preço acessível (link para adquirir capa e diagramação comigo: https://profissionaisdolivro.com.br/perfil/r-s-silva).

      Obrigado pelos elogios. Qualquer dúvida quanto a publicação sinta-se a vontade para entrar em contato.

      Grande abraço e sucesso na jornada!

      Excluir
    2. Legal,gostei da explicação.

      Excluir
  2. Claro que vale a pena! Se o autor caprichar na revisao e diagramação da obra, chega mesmo a superar as editoras que cobram um preço alto pra não oferecer qualquer suporte, alem da impressão. Ou aquelas que nao devemos esperar nada. Que mais parecem nomes fantasmas no mercado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Paul. É bom saber analisar qual a melhor das opções que existem disponíveis. Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Excluir
  3. Olá Carlos, adorei a dica que deu para escritores iniciantes, pois aqui no Brasil é bem complicado (e caro) a forma de publicação e que bom que existe o 'Clube de Autores', mesmo que os livros fiquem com o preço final 'um pouco salgado' é um alternativa e algum leitor curioso pode acabar comprando.

    Bom, tenho uma pergunta. Sou escritor e tenho 7 obras publicadas lá, tenho um livro aqui que está engavetado (falta eu comprar o ISBN pois só publico com esse número) e estou prestes a terminar um outro que comecei mês passado. É um romance, eu nunca tinha entrado nesse mundo e gostei muito e posso dizer que é um dos mais geniais que já escrevi e a primeira ideia era publicar no 'Clube de Autores' como todos os outros, mas ai vem o problema. Não existe nenhum tipo de ferramenta que proteja os direitos autorais de seu livro, da sua história... não sei se você usou no 'Rezadeira' mas imagina se alguém comprar, gostar e falar 'quer saber, vou pegar essa obra pra mim' investir como se fosse de Fulano e ganhar dinheiro publicando numa Saraiva ou outra livraria de renome e faturando em cima de suas costas!? Você conhece algum método que possa 'proteger' nossa obra. Bom, eu compro o ISBN para ter uma 'defesa', pois se por acaso acontecer e eu ficar sabendo, posso processar a pessoa e provar que é meu pela data de compra do número do ISBN que não tem como mudar e obviamente o autor real terá a compra feita antes do 'copiador', correto? Estou usando um raciocínio lógico? Você tem outro método? Pois para 'patentear' é muito caro, muito mesmo! Bom, espero ansioso pela sua resposta, forte abraço e bom blog, evolua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, obrigado pela interação aqui no blog.
      Sobre as suas dúvidas, vou tentar esclarecer as coisas. O ISBN não protege seus direitos autorais, o ISBN é um código para catalogação do seu livro, para facilitar comercialização, organização nas livrarias, bibliotecas, etc. O que protege seus direitos autorais é o registro no Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional. Mas, essa é apenas uma das formas, embora a mais convencional, digamos assim, de provar que o livro é seu.

      Você pode provar que uma obra é sua, em um processo judicial, por um simples registro eletrônico em uma mensagem, por exemplo.

      De qualquer forma, conheço outra maneira, designada propriamente para registro de direitos autorais, que é realizada totalmente online. Nunca utilizei, mas conheço pessoas que já usaram, então deve funcionar. Trata-se do registro na Avctoris (https://avctoris.com/). Segue tutorial de como usar: https://vimeo.com/148032152

      Espero ter sido útil. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Olá, Carlos!
    Gostaria de publicar o meu livro autobiográfico no Clube dos Autores. Ele já foi revisado e está formatado para e-book nos critérios pedidos pela Amazon. Porém, pensando melhor, resolvi publicá-lo em papel impresso. Então, estou optando pelo Clube dos Autores. Gostaria de me informar melhor sobre os teus serviços de capa e diagramação, mas não estou conseguindo acessar o serviço dos profissionais do livro. Aguardo teu retorno. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meu amigo...
    Mas você recebe apenas 50 centavos por livro?

    ResponderExcluir
  6. Ou existe outra forma lucrar com as vendas?

    ResponderExcluir