CONHEÇA: "REZADEIRA - O CASO DA FAMÍLIA CABRAL"

PONTOS NEGATIVOS DESTACADOS EM ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM

Imagens: Google Images.

Animais Fantásticos e Onde Habitam é um spin-off da saga Harry Potter. Conta a história de Newt Scamander, um bruxo fascinado pelos animais do mundo mágico; um magizoologista. Newt estuda criaturas mágicas para escrever um livro e mostrar que elas devem ser entendidos, não destruídas pelo perigo que possam representar.


O filme se passa em New York, 70 anos antes da história de Harry Potter. Ele se desenrola quando animais escapam das mãos de Newt Scamander, que os carrega na sua maleta mágica. Isso significa um tremendo perigo, pois não-maj (como são chamados os humanos) não podem saber da existência dos bruxos. Poderia gerar uma guerra! Entretanto, Animais Fantásticos e Onde Habitam vai além de mostrar uma caçada pelas criaturas perdidas, mostra também fatos que determinam o futuro do mundo mágico. Se você quer saber mais, assista ao filme, porque sou um rapaz com ética e não vou soltar Spoilers.


Apesar das críticas positivas (todas em torno de 4/5 estrelas) para o filme, que eu considero o melhor do ano (sou fã!), reuni os pontos negativos que a crítica brasileira apontou no longa-metragem roteirizado pela própria J. K Rowling, autora da série de livros Harry Potter.

OMELETE
A única discrepância é a participação de Johnny Depp como Grindelwald. Curta demais para um julgamento preciso, a escalação preocupa pelo desgaste do ator. Não é o temível bruxo que se vê em cena, mas a figura conhecida por interpretar tipos estranhos. (Clique aqui para conferir a crítica completa).

ADORO CINEMA
Sem cenas pós-créditos, mas com 133 minutos de duração, Fantastic Beasts and Where to Find Them(no original) peca um pouco em seu ritmo, fruto de uma montagem irregular de Mark Day, que trabalhou com Yates nos quatro últimos HP(Clique aqui para conferir a crítica completa).

JOVEM NERD
Apesar de muitos méritos, nem tudo é perfeito. O filme escorrega em seu ato final, quando mostra diversas cenas que poderiam encerrar o longa mas que servem apenas de gancho para puxar outra cena. O desfecho verdadeiro acaba sendo anticlimático. Sabe O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei com suas várias “cenas finais”? Então. Mais ou menos isso. (Clique aqui para conferir a crítica completa).

O VÍCIO
No entanto, uma pequena crítica quanto a isso [ao preconceito] é que, apesar dessas mensagens, o elenco continua predominantemente caucasiano (o que é mais gritante na multiétnica Nova York, independente da segregação dos anos 20), algo que vem desde os livros e filmes originais e causa uma certa dissonância em suas ideias. (Clique aqui para conferir a crítica completa).
RÉPLICA: ao contrário do autor da crítica do site O Vício, acredito que a J. K Rowling se preocupou bastante com a representatividade das diferenças. Na presidência da MACUSA está uma mulher, e uma mulher negra. O Newt é ruivo. Um dos protagonistas está acima do peso "ideal". Sem contar que o elenco por si só carrega diversidade, o Ezra Miller, por exemplo, é Judeu.

OBSERVATÓRIO DO CINEMA
O personagem de Newt, representado por Eddie Redmayne [...], não tem a força e empatia que o protagonista necessita, se tornando um personagem morno e caricato, assim como Porpentina Goldstein (Katherine Waterston) que acompanha Newt durante todo o filme e também passa a impressão de uma personagem maçante. Talvez Jacob (Dan Fogler) seja o mais interessante devido sua comicidade. (Clique aqui para conferir a crítica completa).
RÉPLICA: não importa a personalidade do personagem. Cada pessoa pode ser interessante da sua maneira. A única coisa necessária é que eles sejam bem desenvolvidos; isso aconteceu e eu simpatizei com todos. 

E você? O que tem a dizer sobre Animais Fantásticos e Onde Habitam? Deixe o seu comentário!

Carlos Rodrigo

Escritor. Blogger. Graduando em Jornalismo. Autor do conto "Rezadeira - O Caso da Família Cabral".

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Também gostei muito da Queenie e do Jacob também. Acho que são meus favoritos. O personagem que menos gostei foi a Tina.

      Excluir
  2. Essas críticas aí n tao com nada... tá sensacional o filme, quase chorei na sala do cine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei as críticas válidas. Apesar de não concordar com todas. O filme tá sensacional mesmo!!! hahahs <3

      Excluir
  3. Oiii, tudo bem? Eu sou mega fã do universo, mas confesso que não curti o filme :P
    Achei que teve muitooooos probleminhas :(
    E concordo com todas as críticas citadas. E sabe que ao contr´rio de você, eu não vi representatividade? Claro que fiquei mega feliz com a toda poderosa negra, mas achei pouco. Apesar do Jacob ser gordo, ele é muito estereotipado. O gordo engraçadinho e desastrado. E tem mais estereótipos. Como da irmã da Tina. Linda, loira, alta, magra e bobinha.
    São pequenos detalhes, mas que me causaram um certo incômodo.
    Não que eu não tenha curtido os dois. Na verdade amei. Acho que são os mais carismáticos. Mas que há problemas, há...
    E sobre o Depp... até cansei de comentar já hahah. No meu blog tem um vídeo, se você quiser ver...
    Nem sei se vou continuar acompanhando a série...
    Mas a fotografia, a trilha sonora, os cenários, tudo isso ficou fantástico. E eu curti o roteiro. Fica tudo bem explicadinho, mesmo para quem não é fã.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curtiu o roteiro, achou a fotografia, a trilha sonora e os cenários fantásticos... Admite que você curtiu o filme, Gislaine!! Brincadeira hahshahs Acho que você ficou decepcionada com os estereótipos...
      Vou dar uma olhada no seu vídeo depois sim!! (;

      Excluir
  4. Oi, Carlos!
    Pulei suas críticas porque ainda não assisti o filme e não quero influenciar minha opinião sobre ele hahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  5. Concordo com algumas críticas citadas,mas para mim, o filme superou minhas expectativas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também superou as minhas!!!! Embora eu também concorde com algumas hahahss

      Excluir