CONHEÇA: "REZADEIRA - O CASO DA FAMÍLIA CABRAL"

FUI AO SHOW DO PHILL VERAS

11:12:00 , , , 4 Comments

Na imagem meu CD, "Carpete", autografado. Já virou uma relíquia.

“Nenhuma das estradas me convém [...]. Meu vão, esse lugar, esse lugar, a imensidão desse lugar”.
Meu Vão, PHILL VERAS

Phill Veras? É uma marca de roupa? É Reggae? É uma bolacha racheada? Não, não, não. Sim, eu ouvi perguntas como essas quando falei que iria ao show do cantor. Talvez você também não o conheça; apesar de sua popularidade, ele não é tão famoso assim, ainda. Guarde bem esse ‘ainda’ e leia o próximo parágrafo.

Imagem: Reprodução / Google
Phill Veras é um jovem compositor, cantor e músico. Aos poucos, ganha cada vez mais destaque no nosso cenário musical MPB. Ele é disseminado na internet pelos seus fieis seguidores internautas. A carreira começou em 2012, quando fez sucesso com o lançamento do EP "Valsa e Vapor". No fim de 2013 lançou o disco nomeado "Gaveta". Em 2014 realizou a gravação do seu primeiro DVD, ao vivo, no Teatro Arthur Azevedo em São Luís, com canções do seu terceiro disco, "Carpete". Veras chegou a se apresentar em palcos importantes como o  palco Sunset do Rock in Rio 2013 como convidado especial.

"Phill Veras. Para Carlos toda paz".Também ganhei autógrafo no papelzinho.

Para mim é uma sensação pu#@ de boa escrever sobre o Phill Veras aqui, porque não é a primeira vez. Já escrevi sobre ele em 2014 ou 2015, mas agora é especial; eu o vi de perto, escutei os falsetes, drives e merismas ao vivo, cantei junto, tirei fotos, selfie e tudo mais. E embora conhecer uma pessoa seja muito mais do que vê-la e trocar três palavras, sinto que o conheci melhor na noite de ontem, 03/03/2017, no estacionamento do Sesc do Crato, Ceará, onde ocorreu o show.

Naquela noite o Phill Veras entrou no palco correndo. Gritou para agitar e murmurou estar um pouco gripado com uma toalha de rosto branca à disposição. Talvez por isso não tenha falado praticamente nada além de “obrigado” e “vocês são demais” entre uma música e outra. Porém não foi possível perceber efeito de gripe alguma durante a execução das canções. Veras tem uma voz bonita tanto cantada quanto falada (brincava usando tons de voz de locutor) e uma extensão vocal muito boa. Abriu o show cantando “Meu Vão”, da mesma forma que abri esse texto. O repertório se constituiu da mistura dos seus discos.

Foto: Carlos Rodrigo
Houve um erro na apresentação. O poeta errou a letra de uma das músicas, parou durante três segundos e recomeçou. Apesar disso fazia do palco a sua casa. A intimidade com o espaço, a serenidade, a energia trocada com o público era fantástica. Em um dos últimos momentos, ele pulou sobre os braços da multidão e deixou que a onda o carregasse! Eu não cheguei a chorar, mas conheço três pessoas que se emocionaram legal e com certeza não foram as únicas.

Depois do show, o cantor recebeu os fãs no teatro do Sesc para fotos e autógrafos. Eu não pude deixar de comparecer (minha foto com ele, vocês conferem no meu Instagram: @ccarlosrodrigo). Ele é simpático e parece mesmo ser gente boa. Eu disse a ele "cara, você é foda!" e ele naturalmente retribuiu com um sorriso.

Como escritor, acredito na música como inspiração para montar uma nova combinação de sentimentos palavras. Sempre que escuto as composições do Veras minhas mãos procuram um teclado, caneta e papel, um guardanapo que seja. Enquanto o show corria, a música me balançava abraçado a uma amiga, os lábios cantavam, o material rugoso dentro do crânio escrevia frases que logo se apagariam.

Mas as lembranças desse show nunca se apagarão, espero. E que venha o próximo!

Carlos Rodrigo

Escritor. Blogger. Graduando em Jornalismo. Autor do conto "Rezadeira - O Caso da Família Cabral".

4 comentários:

  1. Isso q é music q eu dou valor, queria ir no show do Phill Veras também, músico excelente ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos gêneros musicais que gosto muito. Vlw o comentário, Julio, e relaxa, você ainda vai!! (;

      Excluir
  2. Fui hj no show... putz, a voz e o violão e guitarra do seu companheiro, cara, inacreditável e inesquecíveis momentos... vale mto a pena ir ao show e conhecer as músicas #phillveras#melhordampb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Examente, vale muito a pena!! Vlw o comentário. Sempre bom ver o talento de um artista que gostamos ser reconhecido.

      Excluir